5.10.09

Bem estar bem

O que é ser saudável, afinal? O que é a tal da qualidade de vida?

Eu não pratico esportes, a às vezes eu perco o fôlego ao subir três lances de escada. Mas eu nunca botei um cigarro na boca. Eu não corro, não faço musculação. Mas no dia do meu rodízio, eu faço questão de ir e voltar andando do trabalho. 4 km de ida, 4 km de volta, soma aí. Eu gosto mesmo é da caminhada, de passar pelas pessoas, do sol batendo no rosto com os termômetros da Faria Lima marcando 18°. Sou feliz nesse momento. Com sol no rosto e fones nos ouvidos.

Uso protetor solar e retiro a maquiagem direitinho antes de dormir. Eu adoro fast food, mas também adoro salada. Bebo Coca-cola aos litros, mas isso me faz tão feliz. Trabalho muito, mais do que eu jamais imaginei que pudesse, mas gosto tanto do que eu faço que nem noto. Isso, pra mim, é qualidade de vida. O tipo de vida que EU escolhi. E que eu não troco, não vendo e não empresto.

Conheço essa fulaninha. E ela treina até dizer chega. Corre, nada, faz musculação, bicicleta. Compete, ganha troféus, corre a maratona. Está sempre com olheiras terríveis, com a cara amarrada, de mau-humor. Ela come granola, vejam só. Mas é incapaz de dizer bom dia. O mais engraçado é que o rosto dela tem rugas, mesmo sendo mais nova que eu. Ouvi dizer por aí que isso de levar o corpo ao extremo, competindo, envelhece. Porque oxigena em excesso, gasta as células. Oxigênio mata a gente, aos poucos. Oxida. Essa fulana, com músculos torneados e fôlego muito maior que o meu, tem rugas no rosto e um mau-humor que eu não desejo a ninguém.

Daí, eu pergunto. O que é qualidade de vida? O que é ser saudável?

Nenhum comentário:

Postar um comentário