3.10.09

sustentabilidade

É importante?
Será que importa se achamos importante ou nao?
Afeta o seu consumo, seu estilo de vida?
O meu totalmente mas pq estou no topo do 'movimento'- do real, nao da moda. Como posso ensinar arquitetura sustentavel sem pratica-la?
É moda?
É moda tb- vende! Mas importa se é moda ou nao..?
Exemplos de empresas, produtos, pessoas, comportamentos sustentáveis?
Para ser sustentável uma sociedade (ou uma empresa) tem que conseguir se sustentar. O termo vem da biologia, indicando comunidade capazes de mudar, adaptar, se manter e se sustentar por longos periodos. A nossa sociedade nao é sustentavel e eu nao acredito que vamos conseguir ser pq desaprendemos e nos desapegamos do processo. Nao sabemos- e nao nos interessamos em saber- de onde vem as coisas e para onde elas vao. Achamos que nossa parte no processo está feita quando compramos um produto e colocamos o resto no lixo- seletivo ou nao.

www.storyofstuff.com

Nao conheco nenhuma empresa que é realmente sustentável mas conheco algumas que se interessam pelo assunto- provavelmente pq é uma boa estratégia de marketing. É fácil achar pequenos aspectos sustentáveis e usá-los para nos fazer comprar mais produtos- o que por sua vez nao é sustentável!

Nao dá para dizer que ninguém faz nada- admiro principalmente as empresas que investem nas bases da sociadade, que ensinam, suportam, tentam. Mas nao sei dizer quem está falando a verdade ou quem está me enganando com marketing.

Sendo assim prefiro procurar exemplos muito mais perto de mim. Eu admiro:

Meus amigos que produzem comida (talvez nao tudo o que comem mas tentam) nos seus quintais ou allotments mesmo que tenham uma estilo de vida estressante e corrido, trabalhando o dia inteiro como a maioria de nós. E todos eles (todos) adoram a atividade e relaxam cuidando de suas plantinhas.

Meu cabelereiro pq ontem estava me contando como tem se divertido trabalhando para fazer a casa dele mais eficiente termicamente. Taking responsibility and enjoying it is a big step!

O filhinho do meu amigo de 7 anos que outro dia brigou comigo pq eu pus uma garrafa em um lixo comum. Eu disse que nao havia lixo seletivo onde estávamos. Ele simplesmente disse: you can take it to the bank.

Todas as pessoas que entendem que comprar e ser feliz sao conceitos que nao precisam estar ligados de forma alguma. Todas as pessoas que usam dinheiro para viver mas nao vivem para o dinheiro e sao totalmente felizes. Todas as pessoas que sao felizes simplesmente pq sao.

E finalmente, eu mesma. Nao pelo meu modo de vida (apesar de andar de bicicleta ou a pé, comer só comida fresca, tentar evitar o consumismo exagerado, etc etc etc) mas pela paixao, por focar meu trabalho diário em plantar sementes em cada um dos meus alunos (e de todos ao meu redor), por fazer um esforco para mostrar que nao é preciso deixar de viver com conforto e que nao é preciso ser um geek or um hippie. Eu estou muito longe de ser sustentavel mas eu me importo. And I take action. Do you?

Um comentário: