28.9.09

catálise

“Tecnologia é um grande catalisador, aumenta a velocidade da ascensão, mas também
da queda. Tudo surge e some mais rápido, mas nada dura, nada cria raízes.”

O que você acha?

Não concordo que tudo suma mais rápido. Hoje, nós temos produtos e aplicativos sendo desenvolvidos em ritmo frenético, alguns dos quais não são bem sucedidos, mas todos criados sobre bases estabelecidas há 10, 20, 50 anos atrás. A tecnologia do webmail, e por extensão todo o conceito de web 2.0, é um exemplo ótimo disso. O grande salto do Google aconteceu em 2004, no prazo de alguns meses, com o lançamento dos links patrocinados no Gmail. Até aquele ano, o Yahoo dominava o segmento, que por sua vez era visto como de importância secundária tanto para usuários como para anunciantes. Em menos de um ano, o Yahoo Mail se tornou ultrapassado e teve que suar muito pra correr atrás do prejuízo (que só atualmente começou a vencer). Me lembro de como as pessoas tinham receio de apresentar um email Yahoo ou Hotmail (este um dinossauro, que até hoje via de regra entrega falta de traquejo com a internet do usuário). Hoje, todo mundo mais ou menos inteirado tem um Gmail, que se tornou muito mais do que um servidor de email, exercendo papel central na evolução da web 2.0.

Então, vejo a situação muito mais como sendo fruto de uma concorrência muito acirrada gerada por plataformas novas (internet, tv a cabo, redes sociais, games etc.) e, no caso da internet, pela democratização dos recursos e por consequência das possibilidades de criação.

O que é necessário para criar raízes?

Acho que tem tudo para durar qualquer projeto que:

- Tenha um objetivo sólido e claro.
- Se concentre em carências da vida das pessoas.
- Não se acomode com o que conquistou e com o tempo que representa (como IBM, Yahoo, Microsoft, Ford, GM, MTV e tantos outros fizeram).
- Tratem os consumidores como seres inteligentes à procura de novas experiências (Google talvez seja o auge atualmente).
- Seja audacioso e inteligente comercialmente. Compreender que as pessoas querem cada vez mais coisas de graça é fundamental.
- Claro, que entregue um produto ou serviço bem feito.

Exemplos de quem veio para ficar?

Internet/softwares etc.: Google, Facebook, Twitter, Flickr, Firefox, Wired, Gizmodo, Mashable.
Eletrônicos/games: Nintendo, Microsoft, Apple, Toshiba, Samsung, Bang&Olufsen.
Carros: japoneses, chineses, coreanos.
Brasil: Natura, Embraer.

E por aí vai, tem muita gente boa, esperta e com bala na agulha pra errar de vez em quando por aí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário